quarta-feira, 30 de maio de 2012

Inclusp é oportunidade para alunos de escolas públicas que querem estudar na USP

Olá, pessoal do Ensino Médio! É hora de se informar sobre as opções para cursar uma faculdade, certo?

No caso de alunos de escolas públicas, o Inclusp (Programa de Inclusão Social da Universidade de São Paulo - USP) conta com diversas ações para que esses estudantes possam ter a oportunidade de fazer a faculdade dos sonhos com condições para se manterem no curso.

Além da inscrição gratuita no vestibular, é possível somar bônus na nota, dependendo do desempenho do vestibulando. Depois de entrar na universidade, também há opções de bolsas de auxílio financeiro.


Ações que fazem parte do Inclusp

Pasusp – Programa de Avaliação Seriada da USP: permite que o desempenho dos alunos na prova da Fuvest seja convertido em bônus para o processo de seleção da USP. Podem participar alunos que estejam cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio e que estudem desde o 1o ano do Ensino Fundamental em escolas públicas.

O bônus pode chegar a 15%:
- até 5% para alunos do 2º ano
- até 10% para alunos do 3º ano

A prova que concede o bônus do Pasusp é a 1a fase da Fuvest. Quanto melhor o desempenho, maior o bônus. Como o bônus é calculado.

No caso dos estudantes do 2º ano, os treineiros, o bônus será somado àquele obtido no próximo vestibular da Fuvest (edição 2014).

Vale reforçar - são duas inscrições diferentes. A inscrição para o Pasusp é gratuita, de 22 de junho a 15 de agosto de 2012. Depois é preciso fazer a inscrição para o vestibular da Fuvest no período de 22 de agosto a 10 de setembro de 2012. Os participantes do Pasusp não precisam pagar a inscrição para a prova da Fuvest. Datas e passo a passo do Pasusp

Sistema de Pontuação Acrescida - concede bônus de até 8% no vestibular. Podem participar alunos de escolas públicas que já terminaram ou estejam cursando o Ensino Médio. Neste caso, quem estudou por algum período do Ensino Fundamental em escola particular também pode participar. Basta informar que você é ou foi aluno de escola pública no Ensino Médio e deseja participar do Sistema de Pontuação Acrescida quando fizer a inscrição para o vestibular da Fuvest.

Durante a faculdade - quem vai se dedicar à graduação, mesmo em uma universidade gratuita como a USP, tem que pensar também nos novos custos como alimentação, transporte, livros, xerox, materiais para apresentações, entre outros. Por isso, é bom ficar atento aos possíveis auxílios depois de ingressar na faculdade. Algumas dessas opções exigem comprovação da situação socioeconômica, outras exigem boas notas dos alunos para manter o benefício. As principais bolsas são:

- Ensinar com Pesquisa

- Aprender com Cultura e Extensão

- Tutoria Acadêmico-Científica

- Moradia ou Auxílio à Moradia

- Alimentação

- Transporte


Em números


Os resultados do Pasusp mostram que a oportunidade é válida, mas reflete em um percentual pequeno do total de alunos ingressantes na USP que vieram de escolas públicas.

Em 2011, o Pasusp recebeu mais de 21 mil inscrições. Destas, cerca de 14,5 mil eram de estudantes do 3o ano e aproximadamente 6,4 mil eram treineiros, alunos do 2o ano.

Os alunos de escolas públicas preencheram 3.038 vagas na USP em 2012 ou 28% do total de vagas. Destas, 10,5% são alunos beneficiados diretamente pelos bônus concedidos pelo Programa de Avaliação Seriada (Pasusp), segundo informou a Pró-reitora de Graduação da universidade.




Mais informação em: Inclusp e Pasusp

Nenhum comentário:

Postar um comentário